Campina Grande

Terceirizada é investigada por uso de produtos vencidos em cirurgias oftalmológicas no Hospital de Clínicas de Campina Grande



Terceirizada é investigada por uso de produtos vencidos em cirurgias oftalmológicas no Hospital de Clínicas de Campina Grande

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (20), uma nota oficial informando que está apurando possíveis irregularidades em cirurgias oftalmológicas realizadas no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, no último dia 15. Os procedimentos, voltados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), foram conduzidos pela empresa terceirizada Fundação Rubens Dutra Segundo, contratada pela pasta.

De acordo com a nota, a empresa era responsável tanto pela equipe médica quanto pelo fornecimento dos insumos utilizados nas cirurgias. Após as intervenções, 9 dos 64 pacientes operados relataram desconfortos persistentes no período de recuperação, com indícios de baixa acuidade visual — o que acendeu um alerta nas autoridades de saúde.

Uma análise feita pela SES nos materiais da Fundação Rubens Dutra Segundo localizados no hospital identificou 30 frascos da medicação aplicada nos procedimentos. Seis desses frascos estavam vencidos e abertos, com sinais de uso nos pacientes que apresentam os sintomas mais graves.

“Diante dessas irregularidades, a SES instaurou processos administrativos, éticos e criminais para investigar as responsabilidades da empresa e apurar as condutas adotadas no caso”, informa o comunicado oficial. A pasta destacou ainda que o contrato com a Fundação foi suspenso nesta terça-feira, e a empresa deverá responder legalmente pelos fatos apurados.

Enquanto a investigação segue em andamento, a Secretaria informou que está prestando acolhimento integral aos pacientes afetados. O suporte inclui reavaliações médicas, acompanhamento contínuo e encaminhamentos para tratamentos complementares em outras unidades hospitalares e clínicas da rede estadual.

O caso segue sob investigação, e novas informações devem ser divulgadas nos próximos dias.



Botão Voltar ao topo