Rio recebe treinamento para novas lideranças climáticas

AGÊNCIA BRASIL //
O papel fundamental do Brasil como liderança em cooperação internacional, financiamento climático e transição energética justa está no centro do debate a partir desta sexta-feira (15), aqui no Rio.
Começa na manhã desta sexta-feira (15), o treinamento para novas lideranças climáticas, desenvolvido pela organização sem fins lucrativos “Projeto de Realidade Climática” e o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista Al Gore. Ao todo, serão três dias de apresentações, painéis de discussão e workshops
Essa é a terceira parada de uma série global de treinamentos e eventos, que têm como objetivo a mobilização política, o engajamento público e o fortalecimento da pressão por ações climáticas mais efetivas rumo à COP30, daqui a pouco menos de três meses, na capital paraense, Belém.
O evento no Rio prepara uma nova onda de líderes brasileiros para enfrentar a crise climática e trabalhar por um futuro justo e sustentável.
Entre os palestrantes estão, além de Al Gore, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva; o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e a deputada federal e cofundadora da Articulação Nacional de Mulheres Guerreiras Ancestrais Indígenas, Célia Xakriabá.
A organização Projeto de Realidade Climática está presente em 12 países e regiões-chave e conta com uma rede de mais de 50 mil voluntários pelo mundo, sendo mais de 4 mil no Brasil.