Parques nacionais batem recorde de visitações em 2024

AGÊNCIA BRASIL //
Os parque nacionais brasileiros tiveram recorde de visitação em 2024. Um levantamento feito pelo ICMbio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, revelou que 12,5 milhões de pessoas estiveram nesses espaços somente no passado. Um aumento real de 3,8% em relação a 2023.
Considerando 161 das 340 unidades de conservação federais administradas pelo ICMBio, em todas as regiões do país, a visitação ultrapassou 25,5 milhões. O número representa um aumento real de 4,9% em relação a 2023.
No ranking dos 10 parques que receberam mais excursões, os três primeiros são Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com mais de 4,6 milhões de visitas; o Parque Nacional do Iguaçu, localizado no Paraná, com mais de 2 milhões de visitas; e o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, com mais de 1,5 milhão de visitas.
Outro destaque da lista é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que aparece como sexto local que mais recebeu visitantes em 2024 e foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, em julho do ano passado.
Considerando as áreas de proteção como um todo, os parques nacionais que aparecem no topo do levantamento só são superados em termos de visitantes por um complexo ambiental que está em outro tipo de categoria: Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que no sul de Santa Catarina; e é um dos principais refúgios da Baleia-Franca-Austral.