Evento elege 100 propostas para enfrentamento da emergência climática

AGÊNCIA BRASIL //
Das mais de duas mil propostas debatidas em todo o país para enfrentar a emergência climática, 100 delas foram eleitas durante a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que terminou nesta sexta-feira (9), em Brasília.
Durante o encerramento do evento, os participantes fizeram a leitura das dez propostas mais votadas pelos 1,5 mil delegados enviados pelos estados e pelo Distrito Federal para enfrentar a crise climática no Brasil.
As três que receberam mais apoio são:
- garantir a destinação de, no mínimo, 5% do orçamento dos entes da federação, em face da emergência climática, para implementação da Política Nacional de Meio Ambiente;
- implementar a educação ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino; e
- fortalecer as brigadas florestais por meio da criação de um sistema de brigadas populares, voluntárias, independentes e comunitárias.
Também estão entre as dez ideias mais votadas a criação do Plano Nacional de Regularização Fundiária, o fortalecimento de comitês das bacias hidrográficas, planos de resíduos sólidos e pautas que envolvam a justiça climática.
Após ouvir as propostas, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou que elas refletem a agenda do século XXI. A titular da pasta foi enfática ao dizer que a emissão de gases de efeito estufa continua no planeta por uma “decisão política”.
“A gente já não sabe como podemos substituir energia fóssil por renovável do vento, do sol, da biomassa, da hidroeletricidade, do hidrogênio verde? Mas, mesmo assim, o mundo continua investindo quase 7 trilhões em produtos que são carbono intensivo. Não é por falta de técnica, é por falta de ética e decisão política”, ressaltou.
Nesta sexta, o clima era de despedida na conferência, com a chegada dos ônibus das caravanas que voltaram para cada estado. Na bagagem, a alegria de poder contribuir dentro e fora do evento.
Durante a conferência, os participantes acompanharam as palestras magnas, além de debates e grupos de trabalho em cada um dos cinco eixos temáticos. A Conferência Nacional do Meio Ambiente voltou a acontecer após 11 anos. Nesta edição, teve como tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”.