Campina Grande

Banco de Leite Humano do ISEA alcança 100% de resultados e conquista certificação da Fiocruz

O Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), conquistou o reconhecimento do Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano – PCFioBLH. O BLH de Campina Grande demonstrou realizar todos os processos e alcançou 100% de eficácia e eficiência na avaliação.

 

A avaliação levou em consideração aspectos como a execução de todos os processos necessários para o funcionamento correto do Banco de Leite, a qualificação da equipe de trabalho, os equipamentos utilizados e a infraestrutura e instalações, além do controle de qualidade.

O BLH já recebeu também quatro vezes a certificação padrão ouro da Rede Íbero-Americana de Bancos de Leite Humano. E no mês de abril, a experiência exitosa também foi premiada na VI Mostra Paraíba aqui tem SUS. O trabalho será apresentado em junho na mostra nacional Brasil aqui tem SUS.

Com 27 anos de fundação, o Banco de Leite Humano do ISEA já auxiliou milhares de recém-nascidos e suas famílias. A unidade é composta por uma equipe multidisciplinar de enfermeiras, bioquímicas, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, técnicas de enfermagem e de lactação, que realizam o cadastramento de doadoras, a coleta, análise, pasteurização e a distribuição de leite humano ordenhado.

A equipe também auxilia mulheres com dificuldade em amamentar e faz a coleta até em domicílio. O leite é distribuído para todas as maternidades da cidade para auxiliar os recém-nascidos, principalmente os prematuros. Em 2024, foram 1.394 mulheres doadoras e 2.148 receptores. Foram distribuídos 1.504,80 litros de leite humano.

Novos equipamentos – Em 2025, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu uma máquina de pasteurização digital para o tratamento do leite; um resfriador para realizar o rápido resfriamento após a pasteurização; um aquecedor para o rápido descongelamento e cremômetros (vidrarias) para análise da substância. A capacidade operacional da máquina de pasteurização é de até 33 litros simultaneamente.

Semana Nacional de Doação de Leite Humano – Neste mês de maio é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano e o Dia Municipal da Doadora, no dia 19, e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, entre os dias 19 e 25. Por isso, o BLH irá realizar uma grande campanha para mobilizar as doadoras de leite e a população em geral para a doação de potes de vidro. Uma ação será realizada no Parque da Criança no dia 19, pela manhã.

O telefone de contato do BLH é (83) 3065-8185 e, através dele, é possível realizar o agendamento para a coleta domiciliar ou na própria maternidade municipal, além de tirar dúvidas e receber a suplementação de leite, no caso das mães cujos filhos precisam de mais leite materno do que elas possam produzir. Os potes de vidro a serem doados devem conter capacidade de 150 ml a 500 ml e precisam ter tampas de plástico, pois as tampas de metal oxidam e contaminam o leite coletado, tendo este que ser descartado.

Benefícios do leite humano – O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. Devido à sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.

Codecom

Botão Voltar ao topo