À exceção da região Sul, clima será mais ameno nesta semana

AGÊNCIA BRASIL //
Após um fim de semana gelado no Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste, a semana começou com temperaturas mais amenas. A exceção fica por conta dos estados da Região Sul, onde há formação generalizada de geadas.
A previsão, segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia, vale até quarta-feira (13), quando então essa massa de ar frio e seco perde força, dando espaço à chegada de uma nova frente fria, menos intensa. A chuva fica restrita à região Norte.
“Uma semana que começa com o tempo frio. Mas essa massa enfraquece no decorrer dos próximos dias e na quarta-feira uma nova frente fria deve avançar, trazendo chuva isolada para o Rio Grande do Sul. A massa de ar frio, que vem na retaguarda desse novo sistema, avança mais pelo leste do país, então deve provocar declínio de temperatura, não tão expressivo quanto o que nós tivemos no final de semana e temos nessa segunda-feira. Nós esperamos uma queda menos intensa, mas restrita aos estados do Sul, centro-leste de São Paulo, Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo”.
A meteorologista alerta para os índices muito baixos de umidade do ar, ao longo desta semana, na região sul e nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, além da Serra de Minas Gerais.
A recomendação para este período é a população beber bastante água e evitar esforço físico nos horários mais críticos.