Campina Grande inicia obras do VLT com presença do Ministro dos Transportes

O prefeito Bruno Cunha Lima recebeu, nesta sexta-feira (11), o Ministro dos Transportes, Renan Filho, para oficializar o início das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Campina Grande. O anúncio foi feito em cerimônia no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP) e marca uma nova etapa na mobilidade urbana da cidade, com investimentos que giram em torno de R$ 170 milhões.
A agenda contou ainda com a presença dos senadores Veneziano Vital do Rêgo, do deputado Romero Rodrigues e de outras autoridades políticas. A visita incluiu uma inspeção às obras de duplicação da BR-230 e um percurso pelo trecho ferroviário de 14,8 quilômetros que será revitalizado para a operação do VLT.
Bruno classificou o momento como “histórico”, traçando um paralelo com a chegada do trem em Campina Grande em 1907. “Hoje temos esse momento importante. A construção dessa nova linha férrea é a realização de um sonho de muitas décadas”, afirmou o prefeito.
A linha cortará a cidade de sul a norte, ligando o Complexo Aluízio Campos ao Hospital da FAP, beneficiando diretamente cerca de 150 mil pessoas. O trajeto contemplará regiões essenciais da cidade, como polos de saúde, centros educacionais, universidades e áreas comerciais. Ao todo, o projeto prevê 10 estações.
Renan Filho destacou o papel do esforço coletivo para viabilizar o projeto: “É fundamental que toda a cidade e as instituições compreendam a importância dessa obra. Esperamos que, até 2026, o VLT já esteja em operação”.
Bruno também ressaltou a importância das articulações políticas, destacando o apoio do Senado, da Câmara dos Deputados, do Ministério dos Transportes e do Tribunal de Contas da União. “Esse projeto mostra o que a boa política pode realizar quando há responsabilidade e amor pela cidade”, declarou.
Além de melhorar a mobilidade urbana com um sistema moderno, sustentável e acessível, o VLT representa um novo ciclo de desenvolvimento para Campina Grande, consolidando-a como referência em infraestrutura no interior do Nordeste.