Campina Grande

STTP realiza Curso de Capacitação em Libras direcionado aos servidores da instituição

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realizou um curso de Capacitação em Libras, direcionado ao Trânsito, para os servidores da autarquia. O objetivo foi preparar os funcionários para atender, com melhores condições de interação, pessoas da comunidade surda. Essa preparação foi direcionada para equipes do atendimento administrativo e também para os Agentes de Trânsito, responsáveis pelas abordagens nas vias do Município.

O curso, ministrado pela professora Luciana Pimentel, teve carga horária de 30 horas e durou cerca de dois meses (março a maio de 2025). As aulas aconteceram na própria STTP. A metodologia de ensino propôs situações práticas, para que os profissionais compreendessem melhor as peculiaridades da Libras.

Além disso, a capacitação atende ao que preconiza a Lei Federal 10436/2002, conhecida como Lei de Libras, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda. Ademais, a norma estabelece que as instituições públicas devem garantir atendimento em Libras para pessoas surdas, justamente o que a STTP buscou fazer com a promoção deste curso.

“É nosso dever, enquanto gestores públicos, capacitar nossos servidores e garantir atendimento de qualidade à população. A realização deste curso permite que nossos profissionais agora possam interagir melhor com as pessoas surdas, uma comunidade que merece toda a dignidade no que diz respeito ao serviço público”, explicou o superintendente da STTP, Vitor Ribeiro.

“Foram momentos muito proveitosos poder lecionar para os servidores da STTP. Realmente, há uma demanda bastante alta de melhores interações com as pessoas surdas no contexto do trânsito. Com este curso, preparamos os profissionais e possibilitamos maior dignidade para as pessoas surdas que merecem ser bem atendidas no setor público. A STTP, que já tem um atendimento de excelência, vai melhorar, ainda mais, a interação com o público”, ressaltou a professora Luciana.

Codecom

Botão Voltar ao topo